Curso Libertos pela Verdade

Lição 6

A obediência como prova de amor a Deus

Para acompanhar os estudos utilize uma bíblia ou este site https://www.bibliaonline.com.br/acf

A vida de Jesus foi uma lição de como se deve obedecer. Nós não o vimos, em momento algum, reclamar das orientações recebidas, tampouco construiu uma obra que não fosse a mais pura fidelidade às ordens de seu pai. Tudo o que falava ou fazia era a expressiva obediência ao querer do pai, pois ele amava a Deus e demonstrava-o pela obediência. A obediência é o fruto do amor; é o resultado de quem ama a Deus. Quem ama obedece; foi essa a conclusão de Jesus a respeito do amor dos discípulos a ele:Se me amardes, guardareis meus mandamentos como eu tenho guardado os mandamentos de meu pai”. João 14:15
Não pode haver desculpa alguma que justifique a desobediência a Deus. Talvez pensemos que tal obediência seja apenas a ele e a ninguém mais. Isso não é verdade, pois a obediência ao Senhor está representada em seus agentes revestidos de sua autoridade. Vejamos:
Obediência aos pais - Colossenses 3:20 “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isso é agradável ao Senhor.” Efésios 6:1 “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isso é justo.Quando nos submetemos ao pai terreno, estamos nos subordinando àquele que nos mandou submetermo-nos ao pai terreno. Ele não mandou obedecer quando for conveniente, ou se este pai for considerado digno de obediência. Não! É para obedecer-lhe como se o pai terreno fosse o Pai celestial. Somente quando a direção do pai terreno for frontalmente contrária à do celestial é que se pode desobedecer. A seguir, algumas perguntas auxiliam na compreensão desse tema em discussão:

Perguntas

O apóstolo João vivia em um tempo em que muitos cristãos que vinham do paganismo precisavam compreender qual era o verdadeiro sentido de conhecer Deus. Por isso, ele afirma:
I - Conhecer a Deus é obedecer-lhe.
II - Obedecer a Deus produz o aperfeiçoamento do seu amor em nós.

08) Quais as bênçaos que recebemos por meio da obediência, conforme os textos abaixo:

Conclusão: 
1 João 5:1-5, diz: “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. Nisso conhecemos que amamos os filhos de Deus quando amamos a Deus e guardamos seus mandamentos. Porque esse é o amor de Deus: que guardemos seus mandamentos; e seus mandamentos não são pesados. Todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo; e essa é a vitória que vence o mundo: a nossa fé! Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?

Os campos com * são obrigatórios.