Curso Libertos pela Verdade

Lição 2

O Pecado

Para acompanhar os estudos utilize uma bíblia ou este site https://www.bibliaonline.com.br/acf

Nesta lição, estudaremos o tema do pecado. Segundo a Bíblia, ele surgiu, na terra, a partir da desobediência de Adão. Esse primeiro homem deixou-se ser enganado pela serpente (Diabo), sendo seduzido a comer o fruto proibido, a despeito de Deus ter prevenido que poderia comer livremente de todas as árvores do jardim, exceto daquela posta no meio.

Pecado é uma inclinação interior e não pode ser definido simplesmente como um ato errado; é algo que também envolve a pecaminosidade. É uma disposição interior inerente que nos inclina a atos errados. (Mateus 5:21,22,27,28). Sob outra ótica, pecado é qualquer falta de conformidade, ativa ou passiva, à lei moral de Deus. Isso pode ser uma questão de ato, de pensamento ou de disposição.

Perguntas

Eis algumas perguntas relevantes ao tema:

03) Segundo a Bíblia, o que é pecado? 1 João 3:4

04) Se Adão e Eva pecaram, qual a repercussão disso em nós, hoje em dia? Romanos 5:12

05) O que a Bíblia diz sobre a humanidade em geral? Romanos 3:23

07) Leia Efésios 2:8-10 e complete:

Crer em Jesus é muito mais do que simplesmente acreditar nas histórias sobre ele. Crer em Jesus é confiar nele a ponto de querer segui-lo por toda a vida, entregando-se completamente a ele.

10) Leia os versos a seguir responda: O que acontece quando cremos?

Confessar significa “dizer a mesma coisa”, ou seja, abrir nosso coração para Deus e não tentar esconder nada dele. Até mesmo porque é impossível esconder algo de Deus. Leia o Salmo 139. 

12) Leia atentamente 1 João 5:10-12, respondendo:

13) O que a Bíblia diz em relação aos pecados que temos cometido? Atos 17:30-31

Segundo o profeta Isaías, o que separa o homem de Deus é o pecado. (Isaías 59:2) O apóstolo Paulo diz: “Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?” (Romanos 6:1,2)

Algo terrível que pode acontecer ao homem é ele não se admitir um pecador; João, em sua 1ª  Epístola, diz que, “se confessarmos nossos pecados, Deus será fiel e justo para nos perdoar por todos eles. Se dissemos que não temos cometido pecados, mentimos, e a verdade não está em nós”.

Adão, por sua desobediência, permitiu que o pecado entrasse no mundo; contudo, Jesus foi enviado à terra com a missão de tirar o pecado do mundo. Por isso, João Batista disse: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.” Então, basta crer e reconhecer Jesus  como nosso Salvador pessoal. (Romanos 10:9,10) “A saber: se com a boca confessarmos ao Senhor Jesus, e em nosso coração crermos que Deus ressuscitou-o dentre os mortos, seremos salvos, pois com o coração cremos na justiça; e com a boca, fazemos confissão para a salvação.

 

Os campos com * são obrigatórios.