Achando-se Jesus à mesa na casa de Levi, estavam juntamente com ele e com seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque estes eram em grande número e também o seguiam Marcos 2:15

Jesus ensina que não devemos ser preconceituosos. Ele é a pessoa despreconceituoso que já fez história na Terra, sem, no entanto, ser um liberal sem fronteiras. Nele não vemos preconceitos a respeito das pessoas, apesar de conhecer a todos. Nele não encontramos prejulgamentos. Seu dedo nunca é levantado antes de a hipocrisia manifestar-se. Sua voz nunca se ergue antes de a incoerência pretender passar por coerência. Seu juízo nunca vem, senão depois de a injustiça mascarar-se de retidão.

Jesus nos ensina a viver nas fronteiras do amor e da santidade, mas nunca nas do moralismo e do preconceito. Para demonstrar isso, ele come com pecadores, toca os intocáveis e alienados cerimonial e socialmente falando, visita a terra dos imundos porqueiros e usa porcos como agentes de misericórdia. Senta-se à mesa com um homem cuja fama é a de ser um ladrão, e é capaz de aceitar no seu grupo de discipulado um revolucionário do partido esquerdista dos zelotes, Simão o zelote. Jesus também não leva em conta os preconceitos distorcidos contra os samaritanos e chega a pedir água a uma mulher da aldeia!

ra capaz de não só visitar os políticos religiosos de extrema-direita, mas inclusive comer com eles. Entretanto, uma das provas mais fortes de que não havia espaço para preconceitos é o fato de que, nele, uma mulher espoliada pela sociedade ganha dignidade e vê desaparecer o seu humilhante estigma de pessoa de segunda categoria.

Jesus também vence as barreiras das maledicências e falatórios maliciosos, não fugindo às mulheres, mas tratando-as com dignidade e transparência, mesmo em lugar solitário. No seu rol de amizades íntimas as mulheres também encontraram espaço. Ele não só conversa longamente com elas, como faz refeições e aceita hospedagem em sua casa.

Se aprendermos com Jesus, deixaremos de ser preconceituosos e estigmatizantes. Formaremos opinião definida sobre as coisas e as situações, mas nunca a priori. Não nos dirigiremos às pessoas já fechados e psicologicamente enclausurados.

Que neste novo ano que se inicia, possamos ser uma igreja acolhedora, uma igreja que demonstra o seu amor na prática, com ações e atitudes concretas. Que Deus nos ajude nesta grande missão!

Artigos Relacionados

A cura do coxo
A cura do coxo “Então Pedro disse: - Não tenho nenhum dinheiro, mas o...
Disse Jesus
Disse Jesus “Então, disse Jesus ao centurião: Vai-te, e seja feito...