"Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges a minha cabeça com óleo; o meu cálice transborda." – Salmo 23:5


Diante de tantos perigos que nos cercam, inimigos que se levantam, só nos resta viver em uma busca constante pela proteção de Deus para estar conosco todos os dias. O salmista Davi fala dessa unção no texto mencionado.

 

Era costume nos banquetes em que os servos ungiam a cabeça de cada convidado na ocasião que tomavam seus lugares, hábito confirmado por Jesus em outro episódio (Lc 7:46). O óleo indicava alegria, ao passo que a falta denunciava tristeza. O profeta Isaías escreveu: “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a libertar das prisões os presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes” ( Is 61: 1,2). Assim como o óleo era usado para a cura, o conforto, a iluminação e a unção, com propósitos específicos, o Espírito Santo cura, conforta e nos unge para Sua obra. 

Artigos Relacionados

A preexistência de Jesus, quarta-feira
“Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinquenta anos, e viste...
A preexistência de Jesus, domingo
“Agora, pois, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela...