"O anjo, porém, lhe disse: — Não tenha medo, Zacarias, porque a sua oração foi ouvida. Isabel, sua esposa, dará à luz um filho, a quem você dará o nome de João. Você ficará alegre e feliz, e muitos ficarão contentes com o nascimento dele. Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre materno. Ele converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus." – Lucas 1:13-16


O nascimento de um grande profeta é anunciado pelo anjo do Senhor. João Batista, o último antes do Messias de Deus, chegaria para cumprir uma importante missão: preparar o caminho para Cristo.

O anjo disse ao sumo sacerdote que seu filho seria grande na presença de Deus, livre de vícios e cheio do Espírito Santo; Deus seja louvado! Ser possuído pelo Espírito Santo não significa que o indivíduo terá de demonstrar atos espalhafatosos como pulos, gritos frenéticos de “aleluias,” manifestar dons involuntários de línguas incompreensíveis, ou coisas do gênero. João sequer realizou milagres aos olhos do povo, mas sua unção compreendia a pregação do batismo para o arrependimento e o anúncio da chegada do Reino de Deus aos homens. O Santo Espírito de Deus nos regenera, nos salva e nos usa para alcançar pessoas para a salvação. Quem é cheio d’Ele não precisa ostentar Sua presença com espetáculos públicos. Apenas, permite-se ser usado pelo Mesmo como bem Lhe aprouver. Seja, você também, cheio do Espírito Santo. 

Artigos Relacionados

A preexistência de Jesus, domingo
“Agora, pois, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela...
A preexistência de Jesus, terça-feira
“Perguntavam-lhe então: Quem és tu? Respondeu-lhes Jesus: Exatamente o...